Associação Nativo.Equoterapia com Amor!

Nossa história

A Associação Nativo foi fundada por um grupo de amigos em outubro de 1991, os quais idealizaram um movimento ecológico que teria como meta inicial a preservação do meio ambiente. A partir de 2005, os membros fundadores atentaram seus olhares para a inclusão da pessoa com deficiência, bem como se sensibilizaram com as dificuldades das famílias em ter acesso a um atendimento especializado, gratuito e de qualidade. Desse modo, a diretoria propôs a criação de um Centro de Equoterapia para atender gratuitamente crianças, jovens e adultos que possuem algum tipo de deficiência.

Atualmente, essa organização social tem como foco a elaboração de ações que contribuam para o desenvolvimento integral desse público na área da saúde, educação e preservação do meio ambiente, através de parcerias com empresas locais, grupos de coletivos, movimentos sociais, voluntários e a comunidade.

A presidente do Centro de Equoterapia Nativo, Sirlei Silva, explica que além da terapia realizada junto aos cavalos, as crianças e adolescentes da Rede Municipal contam com atendimento de equipe multidisciplinar composta pode fisioterapeuta, psicóloga, equitador e auxiliar de pista e refeição suplementar por que a terapia é realizada dentro da grade escolar (curricular). “As crianças integram a rede básica de ensino e passam por uma avaliação realizada pelo Centro de Atendimento Especializado João Ribeiro Filho (João Muleta) que indica a necessidade da equoterapia. A secretaria municipal de Educação é responsável pelo transporte escolar até o local. No caso da Educação Infantil, as crianças são acompanhadas pelos Técnicos de Desenvolvimento Infantil (TDIs)”.

Sirlei, que é psicopedagoga, conta que o Centro de Equoterapia foi criado a partir de uma necessidade pessoal, por ser mãe de um filho especial, ela e o esposo Paulo Silva resolveram transformar a chácara de lazer da família em um espaço filantrópico e que além de atender a quase 300 crianças e adolescentes (quase 100 de outros convênios), emprega outros 15 profissionais.

Nossa missão

Contribuir para o acesso à Educação Inclusiva e o Convívio com a diversidade, para crianças e adolescentes com deficiência ou não, mediante a prática de Equoterapia e de oportunidade educativas, a partir de um processo interdisciplinar e colaborativo com o público atendido, suas famílias e a comunidade.

Nossa visão

Prover o melhor ambiente para os praticantes no tratamento terapêutico utilizando cavalos em um processo interdisciplinar, entre saúde, educação e desenvolvimento social.

Nossos valores

Os valores da Associação Nativo consistem na satisfação do praticante, valorização e respeito às pessoas e as diferenças, bons tratos dos animais, responsabilidade social e respeito e conscientização acerca do meio ambiente.